TPM: Nutricionista explica em quais situações a ingestão dos minerais, ferro e zinco pode fazer bem ou mal

Um curto espaço de dias, todo mês, dá a elas fama de impacientes, furiosas e chatas. Adjetivos que desagradam o ego de qualquer mulher. É a Tensão Pré-Menstrual (TPM), período em que os ânimos estão à flor da pele e a vulnerabilidade em alta. Porém, um estudo publicado no site American Journal of Epidemiology pretende reduzir as consequências dessa alteração hormonal.

Liderada pela Escola de Saúde Pública e Ciências da Saúde da Universidade de Massachusetts e pela Universidade Harvard, ambas nos Estados Unidos, a pesquisa conta com universo de cerca de 3 mil mulheres, acompanhadas por meio de questionários diários desde 2003. Quando selecionadas, no início do estudo, elas não apresentavam nenhum sinal de TPM. O resultado foi seguinte: 1.057 delas foram diagnosticadas com sintomas do distúrbio e outras 1.968 permaneceram livres dele.

“Descobrimos que os riscos de desenvolvimento da TPM em mulheres que consumiram ferro de alimentos de origem vegetal e em suplementos é de 30% a 40% menor que em relação àquelas que consumiram quantidades pequenas do nutriente”, comentou a pesquisadora Elizabeth Bertone-Johnson, uma das autoras do estudo, no site American Journal of Epidemiology. O consumo elevado de zinco também foi ligado à redução da tensão pré-menstrual.

A nutricionista Larissa Albuquerque, do Hapvida Saúde, atenta que o estudo ainda é sugestivo, então não se pode ter certeza dos resultados, principalmente porque ele sugere uma suplementação maior que a recomendada para mulheres antes da menopausa. “Não podemos esquecer que a reação positiva depende do fator organismo, é individual, por exemplo, mulheres que tenham a taxa de ferritina alta devem evitar alimentos ricos em ferro”, explica.

No entanto, para quem não possui restrições naturais a estes alimentos, a ingestão pode ser feita sem grandes problemas, diariamente, pois são saudáveis e contributivos para o organismo como um todo. Mas, sem exageros! Larissa orienta que se a quantidade de ferro e zinco ingerida não for recomendada para a idade, pode causar efeito tóxico. Estes nutrientes são encontrados em verduras como a couve-folha, o brócolis, a rúcula, o espinafre, mas também em carne vermelha, vísceras, frutos do mar e em grãos, a exemplo do feijão e do grão de bico.

Quanto à atuação do sódio, sempre comentado como influência na TPM, ela explica que, por causar retenção hídrica, faz com que a mulher fique inchada, e como nesta fase ela já não se sente bem, o inchaço causa desconforto físico e também psicológico, já que ela não aceita ter o aumento de peso.

“Toda faixa etária tem recomendações diferentes”, lembra Larissa. Por isso, alerta: “é de grande importância sempre que quiser fazer uma suplementação ou saber qual a sua recomendação de nutrientes ou minerais, procurar um nutricionista”, finaliza. Dieta é coisa séria. Passar pelo período pré-menstrual com tranquilidade também.



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