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Última atualização, 12/05 às 15:20h

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Combater a epidemia é uma tarefa de todos! Juntos, vamos vencer essa batalha.

Sintomas

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Prevenção

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Cobertura do exame

O Hapvida Saúde está seguindo todas as recomendações feitas pela ANS e  Ministério da Saúde.

Quando procurar a unidade e exame?

Deve procurar avaliação médica quem apresentar febre e sintomas respiratórios (tosse ou dificuldade para respirar) e tiver histórico de viagem para área de transmissão, ou de contato próximo com caso de infecção pelo covid-19, nos últimos 14 dias. A respeito dos exames, eles são realizados de acordo com a indicação do médico.

Quem deve realizar o teste?

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a partir da consulta de urgência, o médico vai sinalizar a necessidade de realização do teste, com base na gravidade dos sintomas apresentados e do perfil de risco do paciente.

Onde posso fazer o teste?

Todas as nossas unidades de urgência e emergência (Hospitais e Prontos Atendimentos) estão realizando atendimento para quem suspeita ou apresenta sintomas para o coronavírus. Se o médico entender a necessidade do exame, seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS), ele vai solicitar a coleta, que também está sendo realizada nas nossas unidades de urgência e emergência.

Para saber nossos endereços, acesse o link: http://bit.ly/RedeExclusivaHapvida

Em quanto tempo sai o resultado?

De acordo com o Ministério da Saúde a liberação se dá de acordo com o prazo dado pelo laboratório responsável pela realização do exame, que é de 7 dias. Esse prazo pode ser alterado conforme a demanda solicitada.
A partir do momento que a pessoa testa positivo para o novo coronavírus, o que ela deve fazer? É recomendada a internação? A pessoa faz o tratamento em casa? 

Não é recomendada a internação. A internação é necessária somente em caso de descompensação respiratória, como acontece nas demais síndromes gripais. A orientação, quando o resultado dá positivo é o isolamento domiciliar e social, com o máximo rigor. Em relação ao tratamento em casa, é preciso que os pacientes sigam todas as recomendações dadas pelo profissional médico e retorne à unidade hospitalar, caso haja intensificação ou piora dos sintomas.
Tenho procedimentos marcados. O que faço?

Para proteger você e seguindo as orientações do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde (ANS) e do Governo, o Sistema Hapvida Saúde informa que:

1. As consultas agendadas, ou seja, as que você marcou hora e dia com o médico, estão presencialmente suspensas em nossas Clínicas por prazo indeterminado. Porém, o atendimento em clínica geral, pediatria, obstetrícia, oncologia e nefrologia continua normalmente.

Sempre com você
Caso você precise de uma consulta em outra especialidade que não foi citada acima, não se preocupe! Entre em contato com nossa Central de atendimento pelo Chat todos os dias, até às 22h, ou pela nossa Central (4002.3633/ 4020.3633). Nossa equipe está pronta pra ajudar você!

2. Os atendimentos de urgência e emergência permanecem em funcionamento normal nas nossas unidades hospitalares. Se você tiver sintomas do Coronavírus, você deve ficar isolado e pode se consultar com um médico sem sair de casa: basta acessar nosso site ou app e seguir as instruções.(Serviço disponível a partir do dia 6).

3. Os serviços de hemodiálise, radioterapia e quimioterapia também permanecem com seu funcionamento normal.

4. Todas as cirurgias agendadas, ou seja, as que você marcou hora e dia com o médico estão suspensas por prazo indeterminado. Porém, algumas cirurgias dentro das especialidades de obstetrícia e oncologia, ou classificadas como inadiáveis pelo seu médico, serão mantidas, e você receberá o contato de confirmação da nossa equipe de agendamento cirúrgico.

5. Todos os exames agendados, ou seja, os que você marcou hora e dia com o médico estão cancelados. Porém, exames classificados como inadiáveis pelo seu médico, serão mantidos e você também receberá o contato de confirmação da nossa equipe de exames.

6. Sessões de tratamento nas áreas de nutrição, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, acupuntura e fisioterapia (exceto as respiratórias) agendadas em nossas Clínicas e Medicina Preventiva também estão canceladas. Porém, se algo acontecer, você pode acionar nossa central de atendimento pelo Chat , todos os dias, até às 22h, ou pela nossa Central (4002.3633/ 4020.3633). Nossa equipe de Medicina Preventiva está monitorando os casos que não podem ter tratamento interrompido, por isso, fique tranquilo!

Neste momento, nossos esforços estão concentrados nos atendimentos à pandemia do Coronavírus, por isso, contamos com sua compreensão! Combater o Coronavírus é tarefa de todos! Se puder, fique em casa. Juntos, vamos vencer essa batalha!

 

Saiba quais são as nossas Hapclínicas que estão funcionando normalmente.

Saiba como está sendo o funcionamento Vida&Imagem e Coleta laboratorial

O que fazer caso eu precise de Atendimento Odontológico?

 

Tenho parente/conhecido internado em uma unidade do Hapvida, posso fazer visitas?

Diante do alto fluxo de pacientes com sintomas respiratórios em nossas unidades, ocasionado também pelo Coronavírus, a partir do dia 20 de março de 2020, só será permitida a entrada de 01 acompanhante para pacientes idosos, crianças, gestantes, menores de 18 anos e portadores de necessidades especiais nas nossas unidades de urgência, emergência e Prontos Atendimentos (PAs). Essa decisão é pensando na saúde de todos, pois evita que pessoas sejam expostas ao vírus sem necessidade.

Estou gestante, meus atendimentos continuam?

Acesse essa notícia para mais informações.

Por que eu devo ficar em casa e evitar aglomerações?

O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social (evitar aglomerações, por exemplo) para pessoas sem sintomas. A redução do contato social diminui as chances de transmissão do vírus. A mudança de comportamento e rotina é fundamental no enfrentamento do coronavírus. Adote horários alternativos para evitar aglomeração de pessoas, como ir ao supermercado, por exemplo, fora do horário de pico.  Lembre-se: esse é um período da nossa vida que vai passar, pois a pandemia tem um ciclo.

Como faço para pagar ou negociar o meu boleto do plano de saúde?
Para boletos vencidos, a opção de negociação disponível no momento é o pagamento no cartão de crédito. Detalhes sobre parcelamento, basta entrar em contato com a central de negociação no 4020-9093 e verificar as condições.
Caso deseje pagar em dinheiro, pode pagar o boleto em qualquer local até 90 dias do vencimento, é possível realizar os pagamentos on-line (App bancário, internet banking) e, até o momento, os bancos e lotéricas continuam funcionando, houve apenas ajuste no horário de funcionamento.
Se o boleto estiver vencido há mais de 90 dias, também deve procurar a negociação no 4020-9093.

O Sistema Hapvida Saúde segue as orientações do Ministério da Saúde e, por isso, suspendeu as consultas eletivas devido ao período de quarentena. Fazemos isso para proteger você e sua família e, também, para combater o avanço do COVID-19. Nossos serviços de urgência e emergência continuam funcionando normalmente. Reforçamos a importância de manter o pagamento do seu plano em dia, pois isso é essencial para sua saúde e para o pleno funcionamento da nossa Operação. Por esse motivo, não serão concedidas prorrogações ou descontos aos beneficiários do plano. Contamos com sua compreensão!
Ainda estou com dúvidas, o que posso fazer?

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Nossos profissionais estão prontos para tirar suas dúvidas.
Atendimento: 8h às 18h (de domingo a domingo)

Caso ainda necessite, você pode ligar para nossa Central exclusiva sobre o Coronavíruis:  40022872.
Atendimento: 24h (de domingo a domingo)

Caso sua necessidade de consulta seja inadiável, acesse esse chat ou ligue em nossa central:
Call Center 24h (Capitais): 4002.3633 ou 4020.3633
Call Center 24h (Pernambuco): 4002.2870
Call Center 24h (Interiores e capitais): 0300 313 3633
Marcações de consultas e exames: 6h às 22h
SAC 24h (exclusivo para telefones fixos):
0800 280 9130